segunda-feira, 28 de julho de 2014

RESENHA DE QUAD Nº3, HQ DE FICÇÃO-CIENTÍFICA BRASILEIRA


Diego Sanches
QUAD é uma antologia em quadrinhos, dividida em quatro histórias, passadas no mesmo universo de ficção-científica. Cada história foi escrita e ilustrada por um artista brasileiro. Quem comanda o roteiro e a arte do Nº3 é Diego Sanches.

Temos aqui não um, mas dois protagonistas. Eko é operário numa cidade tecnologicamente avançada, onde tudo funciona como um relógio, numa rotina maçante. Jeff é o chefe dos Lixeiros, homens que enfrentam os perigos de terras devastadas em busca de artefatos antigos. Tais objetos possuem grande valor para os robôs que comandam a cidade. Durante a trama, o leitor descobrirá o motivo.

A arte final mais indefinida, quase em pinceladas, faz um contraste interessante com o roteiro de ideias fortes, que sabe o que pretende, dando à HQ um clima de ficção-científica europeia dos anos 1950 e 1960. Uma aventura filosófica com seus personagens estilizados e cenários retrofuturistas.

Alguns (ou talvez muitos) dirão que o final é pessimista, um verdadeiro tapa na cara. Gostem ou não, não há como ficar indiferente.

Leiam também as resenhas de QUAD Nº1 e QUAD Nº2.

QUAD Nº 3, de Diego Sanches, edição digital, 31 págs.

AVALIAÇÃO: BOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário