terça-feira, 22 de julho de 2014

RESENHA DE QUAD Nº2, HQ DE FICÇÃO-CIENTÍFICA BRASILEIRA


QUAD é uma antologia em quadrinhos, dividida em quatro histórias, passadas no mesmo universo de ficção-científica. Cada história foi escrita e ilustrada por um artista brasileiro. Quem comanda o roteiro e a arte do Nº2 é Aluísio Cervelle Santos.

Contrário do que faz pensar o final do Nº1, a trama aqui não está relacionada a anterior. O protagonista se chama Esp-Trent. Trent para os íntimos. Ele mesmo se classifica como "exorcista de softwares paranormais". Em outras palavras, um caçador de robôs invadidos por vírus de computador. Detalhe: o próprio Trent é um robô. E ele não sabe até quando ficará imune a esse tipo de invasão.

Durante a leitura, duas inspirações "piscam" a todo momento: Isaac Asimov e o Juiz Dredd dos quadrinhos. Do primeiro, vem a relação de conflito e necessidade entre humanos e robôs. Do segundo, a sátira social em tom seco, pode-se dizer brutal. As referências valem tanto para a estética de personagens e cenários como para ações e discursos.
Aluísio Cervelle Santos

O roteiro soube aproveitar muito bem o espaço das poucas páginas, apenas escorregando no final, na solução do mistério sobre as motivações do atentado, envolvendo a palavra ATLAS. 

Trent é um ótimo protagonista. Durão, safo e irônico. Por isso, cheio de carisma. Com certeza é um personagem que merece mais aventuras. 

Leia também a resenha de QUAD Nº1

QUAD Nº2, de Aluísio Cervelle Santos, edição digital, 33 págs. 

AVALIAÇÃO: BOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário