domingo, 3 de maio de 2015

MAD MAX E AS PERSONAGENS FEMININAS



Curioso ver a evolução das personagens femininas na série Mad Max.

No primeiro filme, elas são basicamente vítimas de todo tipo de violência, ou parceiras de maníacos. As únicas duas mulheres com alguma atitude não fazem muita coisa. Uma morre; a outra se mostra impotente ao de fato tentar salvar a primeira.

No segundo filme, as mulheres têm um papel mais decisivo na trama, incluindo uma guerreira de respeito entre o povo da refinaria, mas ainda ficam bem para trás do protagonismo dos homens.

No terceiro filme, as mulheres crescem em relevância, sendo elementos cruciais na tese de que, no final das contas, são as mulheres que fazem a humanidade caminhar, tendo a personagem icônica de Tina Turner e a líder das crianças do deserto como encarnações disso.

Agora no quarto filme, a presença das mulheres parece que vai chegar ao ápice. Elas são a razão de ser da trama, o grande motor do conflito. Vamos ver, pela primeira vez, uma personagem como a de Charlize Theron, uma mulher que, tudo indica, é mais "louca", mais furiosa e mais badass do que o próprio Mad Max.

O filme tá com cara de ser uma nada convencional metáfora sobre o papel (ou papéis) das mulheres na sociedade. Sobre o que os homens acham que elas podem ou não podem fazer. E a resposta delas a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário